segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Eixo VI

Na Interdisciplina do eixo VI “Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II”, identificando epistemologias, voltamos novamente com a ideia Construtivista.
“Construtivismo não é uma prática, ou um método; não é uma técnica de ensino nem uma forma de aprendizagem; não é um projeto escolar; é, sim, uma teoria que permite (re) interpretar todas essas coisas, jogando-nos para dentro do movimento da história – da humanidade e do universo” (BECKER, 2001, p. 72).
Nesta interdisciplina ainda vimos autores importantes que servem de embasamento para uma educação ativa, que fazem valer o interesse do aluno, valorizam os conhecimentos preestabelecidos, seu maior incentivo para a construção da aprendizagem.
Autores estes como Fernando Becker e Piaget, são os principais educadores citados no meu TCC, estes descrevem sobre a construção da aprendizagem.
Piaget afirma ser a aprendizagem algo inacabado, algo a ser construído, esta não se dá pela bagagem hereditária, nem no meio onde vive, mas sim pela ação.
“o sujeito debruça-se sobre o meio, sobre os objetos, sobre as relações sociais retirando qualidades, não mais desse meio, desses objetos, mas da coordenação das próprias ações” (BECKER, 2001b, p.38).
No Seminário Integrador VI-D, as autoras Magdalena e Costa, descrevem também sobre a valorização do interesse do aluno, em Perguntas Inteligentes: O que é isto?
O texto trás algumas idéias de como organizar o Projeto de Aprendizagem, e também sobre a postura do educador.
“[...]Significa abrir mão do papel impossível de ser o centro da
atenção, causa e razão das aprendizagens dos alunos, para assumir um novo papel social, enquanto educador. Pressupõe entender, como nos diz Piaget, que uma atividade intelectual verdadeira, baseada em ações experimentais e pesquisas espontâneas, não é possível sem uma livre colaboração entre os indivíduos, ou seja, entre os professores e seus alunos, mas, principalmente, entre os próprios alunos.”


Considerando que o papel do educador não é mais o detentor do saber, e que os alunos serão pesquisadores das próprias aprendizagens, trabalhando em grupos, cooperando com o grupo, trocando ideias.
Acredita-se que o Projeto de Aprendizagem vem para desestabilizar, indagar o que realmente os alunos querem aprender.
Deste modo, fez-se necessário o desenvolvimento do próprio PA durante o estágio curricular supervisionado para que se comprovasse a sua influencia na construção da aprendizagem.
Analisa-se assim, o estudo realizado durante o eixo 6 , os resultados obtidos durante o período de estágio.


- PIAGET, Jean. O desenvolvimento mental da criança. In: Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense. Ler primeira parte: página 11 a 16.

- BECKER, Fernando. Ensino e construção do conhecimento: o processo de abstração reflexionante. In: Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: ARTMED, 2001.
BECKER, Fernando. O que é construtivismo? in Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: ARTMED, 2001.

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi querida,

entendi com a leitura desta postagem que tu buscou integrar o que foi visto em "Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II" e "Seminário Integrador VI". Ao longo do texto tu desenvolve as idéias que os diversos autores apresentaram e, de certa forma, tentas relacionar com a proposta do curso de integrar e resgatar esses conhecimentos de forma a relacionar com as práticas realizadas no estágio. Todavia tu não deixas claro como essa teoria [construtivista] se materializou no teu estágio, ou mesmo como foi a realização do teu PA, como aluna do PEAD. O trabalho com projetos desestabilizou as certezas? Nos conte um pouquinho mais sobre isso, ok?
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie