segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Auto-reflexão

O exercício de voltar as interdisciplinas dos semestres anteriores está me fazendo refletir o quanto estudamos sobre a valorização do interesse dos alunos quanto às aprendizagens, sendo eles os construtores de seus saberes. A capacidade que existe dentro destes seres que são submetidos a receberem cargas de informação, e o quanto fomos podados. Quantas vezes escutamos a professora dizer:
- “Menina isso não é hora de perguntar sobre essas coisas!”
E a curiosidade é tomada por um lugar de vergonha e medo.
O Curso de Licenciatura de Pedagogia, veio para instigar e formar novos educadores, educadores estes, que serão os responsáveis por uma educação que não é única do professor. Mas que vem através da troca com os alunos, onde ambos aprendem juntos, crescem e constrõem a cada dia.
Não basta saber fazer uma educação igualitária, falar bonito, estudar muitos educadores, entender de conceitos e métodos, é necessário que se cumpra estas aprendizagens obtidas.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Carine,

Pego o gancho do teu último parágrafo para seguir a reflexão... É o que se espera desses alunos que estão se formando no PEAD: que tenham consciência da importância do papel de educar, que estejam comprometidos com uma educação voltada para a cooperação, a pesquisa e que valoriza e respeita a diferença. Conhecer autores e falar bonito realmente não é suficiente. O desejo, sem dúvida, é o grande propulsor de um trabalho inovador.

Beijos, Rô Leffa.