segunda-feira, 18 de outubro de 2010

EIXO V


Novamente na interdisciplina do Seminário Integrador, porém do 6°semestre, Projeto Pedagógico em ação- A, do Curso de Licenciatura em Pedagogia, modalidade à distância, busquei as contribuições destes estudos para o Trabalho de Conclusão de Curso.
De fato, esta interdisciplina vem ao encontro do tema pesquisado em meu TCC, trata-se do Projeto de Aprendizagem, metodologia esta inspirada no construtivismo, movida pelos estudos Piagetiano.
Como já havia descrito em postagens anteriores, desenvolvi com minha turma de estágio, o próprio PA, método este que intensifica a construção do conhecimento.
As autoras Beatriz Corso Magdalena e Iris Elisabeth Tempel Costa, nesta interdisciplina, trazem através de slides as explicações de “Por que trabalhar com Projetos de Aprendizagens.”
É possível concluir então, (a partir da aplicação do PA e revendo os estudos já realizados) que o PA realmente é um método que valoriza o interesse dos alunos, onde os mesmos são instigados a construir seus próprios aprendizados, colocando o aluno em papel ativo, observando, construindo, pesquisando, analisando. Ainda existem outras competências e habilidades que podem e serão desenvolvidas durante a construção do PA, a final , não é o resultado final da pesquisa que será avaliado, mas sim, todo o processo para chegar ao resultado.
Como se trata de um trabalho diferenciado de aprendizagem, onde os próprios alunos constroem seus conhecimentos, e o educar tem o papel de mediador, é importante que exista também outra forma de avaliar. A avaliação deve ser continua, assim como o processo de construção das aprendizagens.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Carine,

Pontuaste muito bem as características do PA. Trata-se, sem dúvida, de uma metodologia diferente cujas ações estão centradas no aluno, ele é realmente sujeito do conhecimento. Além disso, o PA promove a interdisciplinaridade, a cooperação, a pesquisa e o trabalho coletivo. O interessante é ver como essa metodologia acaba por mudar a forma do ensino, exigindo uma nova maneira de planejar, ensinar, avaliar.

Beijos, Rô Leffa.