sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Eixo VIII

No eixo 8, nos deparamos com o estágio curricular supervisionado, o momento de demonstrar as teorias e os métodos estudados até então.Muito escutamos falar em inovação na educação,ao nos depararmos diretamente com a realidade é o primeiro salto para esta transformação.
Desenvolvemos durante o curso o Projeto de Aprendizagem, desenvolvemos em grupo, neste exercitamos nossa própria autonomia, desde a escolha do tema a ser pesquisado até as respostas que contemplassem as perguntas secundárias. Tivemos uma orientadora que nos auxiliou durante todo o processo, no entanto, só será possível perceber quais as influencias do PA na construção do conhecimento, na postura de orientadora desenvolvendo-o.
Sendo assim, o estágio foi um momento oportuno para a realização deste trabalho de campo - o desenvolvimento do PA- no entanto, posso afirmar que estar no papel de orientadora exige do educador uma postura diferenciada, bem como a avaliação, também não poderá ser a mesma.
As propostas da Pedagogia de Projetos se difundem com a teoria de Piaget (citado por Becker, 2001) “[...] o aluno só aprenderá alguma coisa, isto é, construirá algum conhecimento novo, se ele agir e problematizar sua ação” (p.23).
Deste modo com a finalidade de promover aprendizagens satisfatórias e analisar o processo de desenvolvimento, bem como adquirir resultados sobre a influência do PA na construção do conhecimento, desenvolvi durante o período de estágio curricular supervisionado em uma escola municipal na localidade de Três Cachoeiras, com uma turma de 22 alunos do 2°ano, na faixa etária de 7 a 9 anos, o próprio Projeto de Aprendizagem.
O Projeto de Aprendizagem é uma metodologia em que os educandos não se limitam a receber passivamente informações e que o professor não tem mais papel de transmissor do conhecimento. O desenvolvimento deste vai além da sala de aula, oportuniza a pesquisa de campo, a busca das respostas dos próprios questionamentos, a ação/reflexão, interação, cooperação e socialização com os membros do grupo, além de valorizar os interesses de cada educando, bem como o conhecimento prévio.
O Projeto de Aprendizagem na escola atende às reais necessidades do aluno, promovendo a interação, a participação ativa, articulando saberes e construção de aprendizagens.
Segundo Piaget (citado por Gadotti, 2001) a educação deve ser “[...] reinventada pelo aluno, ou pelo menos reconstruída, e não simplesmente transmitida” (p.157).
Neste período de desenvolvimento do PA, assumi a postura de orientadora e mediadora do conhecimento. Os alunos assumiram o papel de pesquisadores, detentores dos seus saberes. No inicio da pesquisa os alunos demonstravam-se inseguros, sem autonomia alguma para iniciar o trabalho, apesar de pequenos – entre 7 e 9 anos – já apresentavam dependência pela professora.
Não foi um trabalho muito fácil, tive que os instigar muito, superestimando-os, dizendo-lhes que seriam capazes de realizar este trabalho. Precisaram se familiarizar com os computadores – antes utilizados apenas para jogos – com os links, sites, ambientes, na terceira vez no LABIN que os alunos demonstraram autonomia, fazendo relação do artigo encontrado ao tema a ser pesquisado.

Hesitei um tanto em iniciar o PA, por insegurança, por não conhecer os passos a serem dados durante esta atividade. Porém, depois de algumas semanas trabalhando, conclui que o Projeto de Aprendizagem com crianças, não tem passos descritos a serem dados, o ideal é que eles se encantem pelo assunto e se sintam instigados a buscar respostas, eles vibram em todas as respostas encontradas ( wiki, 07/06/2010).


Diante da inovação de introdução do PA com a turma, conclui que mais importante que o resultado final da pesquisa, é o processo de desenvolvimento da construção do conhecimento, tendo o aluno como o sujeito ativo na própria aprendizagem.



Referências Bibliográficas:


BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artemed Editora, 2001


BECKER, Fernando. Apud: PIAGET, Jean. O que é construtivismo? Revista de Educação AEC, Brasília, v. 21, n. 83, p. 7-15, abr./jun. 1992.
Disponível em:
Acesso em: 26 set. 2010.


GADOTTI, Moacir apud: PIAGET, Jean. História das idéias pedagógicas. São Paulo:
Ática Editora, 2001.


Pbwiki de Estágio
Disponível em :Acesso em: 19 nov. 2010.

3 comentários:

Rosângela disse...

Oi Carine,

O PA foi, sem dúvida, um grande aprendizado, pois trata-se de uma metodologia nova, diferente que leva em consideração a curiosidade do aluno, valoriza a cooperação, instiga a pesquisa. Em tua postagem, afirmaste que, na experiência como aluna, "não foi possível perceber as influências do PA na construção do conhecimento". Isso significa dizer que não houve aprendizagens, que não construiste conhecimento nessa experiência como pesquisadora? Podes explicar
melhor o que quisestes dizer?

Seguimos dialogando!
Beijos, Rô Leffa.

Carine Linhares disse...

Rosângela, foi um equívoco meu na hora de escrever, concerteza obtive aprendizagens, desenvolvemos autonomia trabalhando no grupo.Na verdade a ideia é que, gostaria de saber da influência do PA, na postura de "orientadora", pois no papel de pesquisadora já tinha uma visão, muito boa por sinal.
Espero que tenha ficado mais claro depois de ter corrigido este erro de escrita e de ideias, obrigada !!
Aguardo novos comentários ...

Rosângela disse...

Oi Carine,

Agora, com teus esclarecimentos, ficou mais claro.
Beijos, Rô Leffa.